A Mitologia Grega em Harry Potter.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Muitos não percebem mas a autora da série Harry Potter, J.K. Rowling se inspirou e muito na mitologia grega para escrever os sete livros da saga. É isso aí, esses personagens não aparecem só em Percy Jackson não...
Abaixo temos um texto feito pelo nosso amigo Tomás do Olympians BR sobre a mitologia grega na série Harry Potter, confiram:





Alastor Moody: na mitologia grega, Alastor era o nome de um demônio que não respeitava as leis do inferno, assim como Moody não respeitava as leis do Ministério. Era também encarregado da vingança de um crime.


Aragogue: Vindo de Aracne que, ao contrário do que dizem em muitos sites específicos de Harry Potter, não vem de uma mulher que se parecia com uma aranha e sim de uma mulher se chamada Aracne que se dizia melhor no tear que Atena, a própria inventora de tal arte. Elas começam a competição de tear, mas Atena mostra cenas tão estarrecedoras que Aracne pega umas de suas linhas e se enforca. Atena, tendo piedade da rival, ou para não deixar esquecê-la de que não se deve desafiar e subestimar os deuses, a transforma em uma aranha, para assim, ela continuar tecendo suas teias para sempre.


Argos Filch: baseado na historia do gigante Argus, criado por Hera, para cudar de uma das amantes de Zeus transformada em novilha, uma princesa chamada Io. Zeus se compadece de Io e manda Hermes ao local para salvá-la, e o deus traiçoeiro o põe para dormir e, como os cem olhos fechados, Argus é decapitado por Hermes. Com isso, Hera coloca seus 100 olhos na cauda do pavão, um de seus símbolos. Em Harry Potter, Argus Filch sabe de tudo o que ocorre em Hogwarts e todas as passagens secretas, como se tivesse realmente 100 olhos.


Bruxos: não necessariamente da mitologia greco-romana foi retirado tal elemento, mas é uma cultura a qual menciona tais personagens há muito tempo. A idéia de bruxos já é vista na aventura de Jasão, um dos Argonautas, quando o personagem conhece Medéia, uma discípula de Hécate, deusa das bruxas. Ele promete em nome de Hécate sempre amar Medéia, mas após testemunhar as atrocidades de que ela era capaz, ele a larga. Com o juramento feito em seu nome quebrado, Hécate amaldiçoa Jasão para que ninguém mais o acolha, fazendo-o morrer solitário.


Cassandra: na mitologia grega, Cassandra foi uma mulher que com sua beleza atraiu o amor de Apolo. Apaixonado, Apolo ensinou à Cassandra a realizar profecias, porém, após ela recusar se deitar com Apolo, o deus a amaldiçoa, fazendo com que ninguém acredite em suas profecias, causando assim, a queda de Tróia, onde Cassandra advertia a Príamo para não aceitar o cavalo, presente dos gregos, sendo ignorada devido à maldição. Em Harry Potter, Cassandra é uma adivinha, tataravó de Sibila, a professora de adivinhação de Hogwarts.


Dédalo Diggle: foi um grande inventor na mitologia grega, criou o Labirinto de Creta, onde o Minotauro foi aprisionado. Porém, por ordem do rei Minos, Dédalo e seu filho Ícaro foram aprisionados no labirinto. Após isso, Dédalo cria asas com penas caídas no Labirinto para ele e o filho saírem voando do labirinto, o que funciona mas, quando Ícaro voa muito alto, a cera que segurava as penas derretem, e assim Ícaro cai em direção ao mar e morre. Dédalo Diggle representa o próprio Dédalo, ao fazer estratagemas para evacuar Harry da casa dos tios com segurança.


Esfinge: um ser com corpo de leão e cabeça de mulher. Na mitologia, ela aterrorizava uma cidade com um enigma, o qual, quem não respondesse corretamente, era devorado sendo, afinal, Édipo o homem a desvendar o enigma de qual ser que anda com quatro pernas de manha, duas a tarde e três a noite. Após ter seu enigma solucionado, a Esfinge se mata. Em Harry Potter, a Esfinge ameaça apenas atacá-lo, e realiza um enigma no qual Harry tem que descobrir fragmentos da palavra para formar uma nova, a solução do enigma. Harry acerta e a Esfinge o deixa continuar seu caminho.


Fofo: uma das comparações mais óbvias a serem feitas dentre todas, a figura de Fofo vem de Cérbero, um cão de três cabeças que guarda o mundo dos mortos na mitologia grega. A diferença é que Cérbero guardava o reino de Hades, o qual só era permitido a entrada estando morto, enquanto Fofo protegia a Pedra Filosofal, que produzia o Elixir da Longa Vida, o que é exatamente a idéia oposta de ir para o mundo dos mortos.


Hermes: seu nome vem do deus mensageiro que possuía sandálias aladas e um caduceu. A coruja entregava cartas e itens aos alunos, fazendo alusão ao deus que realizava o mesmo tipo de serviço da coruja.


Héstia Jones: filha mais velha de Cronos e Réia e junto com Hera, Deméter, Hades e Poseidon foi engolida pelo pai porque este estava com medo de ser destronado por um dos filhos. É a deusa da lareira e da família, e também sua personagem em Harry Potter possui tais valores, ao se indignar com os tios de Harry por eles não se preocuparem com ele ao se separarem e de resolver deixá-los a sós para se despedirem, um típico momento família.


Minerva: seu nome vem da deusa romana da sabedoria e estratégia de batalha, que usa a força como ultima opção, assim como a professora só utiliza métodos racionais e lógicos ao tomar uma decisão importante, sendo contrária ao uso da força só por usar.


Olímpia Maxime: seu primeiro nome é baseado no Monte Olimpo, morada dos deuses na mitologia grega.


Parcas: na mitologia grega chamada de Moiras, teciam o fio da vida, determinando o nascimento e morte de todos os seres, lei à qual todos deveriam se submeter, inclusive os deuses.


Remo Lupin: é um lobisomem, elemento que se explica no conto de Licaón, um rei que servia os deuses em sua casa e um dia, para testar se era mesmo o todo poderoso Zeus que comia em sua casa, o serviu carne humana. Zeus, indignado, destrói seu palácio e Licaón começa a fugir e, em sua fuga, Zeus o transforma em lobo, criando assim, o primeiro dos lobisomens. Seu primeiro nome faz alusão a um dos fundadores de Roma, Remo, alimentado pela loba Lupa, daí a escolha para ele.


Sibila Trelawney: Na mitologia greco-romana as sibilas são as mulheres que possuem o dom de realizar profecias com a ajuda de Apolo, deus do sol e da arte de profetizar.


Victor Krum: não necessariamente vindo da mitologia diretamente, apenas como curiosidade, o nome Victor tem origem no nome Victória, o nome romano da deusa alada da vitória Niké.


4 comentários:

Hannah Strauss disse...

duas das coisas q eu mais amo juntas... (HP + Mitologia s2) \o/

Helena_dhts disse...

fantastico!! excelente trabalho de pesquisa o que so revela a genialidade de J.K !! parabéns !!

luhrizzo disse...

Legal! Já sabia a maioria pq tem tudo isso no livro 'o mundo mágico de Harry Potter'.

atena disse...

Legal

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 - 2011 Blog das Séries |